5 tipos de financiamento
07/07/2022
Compra uma casa ou apartamento próprio é um grande sonho da nossa população e, na maioria dos casos, o financiamento é uma das maneiras mais utilizadas para conquistar esse sonho. Mas, você conhece os 5 tipos que temos no Brasil? Confira!
SAC: Sistema de Amortização Constante
Ele é um tipo de financiamento imobiliário onde as amortizações são realizadas constantemente ao longo da quitação do empréstimo. Nessa modalidade, a taxa de juros varia e vão diminuindo com o passar do tempo, de acordo com a quitação das parcelas.
PRICE
A tabela Price é uma das mais utilizadas nos mais diferentes tipos de financiamentos. Assim como o SAC, conforme as parcelas vão sendo pagas, a amortização aumenta. No entanto, as parcelas não são fixas e o cálculo é feito pelo banco levando em conta o tempo de financiamento, valor do imóvel e a taxa de juros.
SACRE
Semelhante à tabela Price, as amortizações são crescentes e os juros vão diminuindo de maneira proporcional. No entanto, a principal vantagem do Sacre é que como as prestações são decrescentes, a probabilidade de ocorrer uma inadimplência é muito menor e o prazo para a quitação da dívida tem períodos menores do que o usual.
Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
Um dos mais utilizados nos financiamento, o SFH tem incidência de taxas de juros menores e possui algumas regras de enquadramento como não possuir outro financiamento com esse mesmo sistema e o financiamento só é permitido para até 80% do valor total.
Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)
O SFI é o financiamento imobiliário sem as regras do SFH e são efetuadas de acordo com as condições de mercado, ou seja, as condições são mais flexíveis, obedecendo o código de defesa do consumidor.
Agora que você conhece um pouco sobre os cinco tipos de financiamento, pode pesquisar e procurar qual é o melhor para você e conquistar o seu tão sonho apartamento. Aproveite para conferir nossos empreendimentos!