Você sabe como funciona o registro de imóvel?
Você comprou finalmente o seu apartamento dos sonhos, mas antes de fazer a mudança, é necessário se atentar sobre uma etapa muito importante, a do registro de imóvel.
Mas, o que é o registro de imóvel?
02/03/2022
Para que o novo dono do imóvel possa recebê-lo de forma efetiva, é necessário que ele o registre no Cartório de Registro de Imóveis responsável pela região. Após a realização dessa averbação o comprador passa a ser responsável pelas obrigações como pagamento da taxa de condomínio e Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU).
Dessa forma, o Registro de Imóveis é o documento responsável que comprova quem é o dono de um imóvel. Em casos onde o comprador não possui esse certificado é possível perder o bem, já que é comum existirem fraudes em que uma mesma unidade (casa/apartamento) seja negociada várias vezes.
Se você vai negociar a compra de uma residência, lembre-se de solicitar junto ao vendedor uma cópia atualizada da matrícula do imóvel. Com ela, é possível encontrar todas as informações sobre a propriedade e o real dono.
E como é feito o registro?
No momento do registro, é preciso apresentar a escritura lavrada em cartório ou o contrato de financiamento imobiliário. Normalmente, o documento de registro leva 30 dias para ficar pronto e o valor varia de acordo com o estado e o montante pago pelo imóvel.
Registro de imóvel e escritura são iguais?
Essa é uma dúvida muito comum e a resposta é não, os dois documentos têm funções completamente diferentes. A escritura tem como principal objetivo oficializar os termos acordados entre o vendedor e o comprador na negociação imobiliária. Já o registro de imóvel é o documento responsável por fazer a transferência da propriedade.
A escritura concede o direito de utilizar o imóvel, porém o comprador só se transforma em proprietário oficial apenas após o registro do bem. Por isso, é essencial que esses dois documentos estejam atualizados para evitar qualquer tipo de problema.
Agora que você já sabe mais sobre o registro de imóvel e qual é a diferença entre ele e a escritura, está pronto(a) para enfrentar a parte burocrática exigida, evitando qualquer erro e garantindo o melhor planejamento financeiro para realizar o seu sonho da casa própria.
Gostou do nosso artigo? Compartilhe com quem também está comprando o seu novo lar, aproveite também para conferir o nosso blog por completo e em nosso site, os nossos empreendimentos!