Convivência entre vizinhos
14/10/2022
O vizinho pode ser aquela pessoa que mora no apartamento ao lado. Mas, também pode ser aquele que estaciona em sua vaga de garagem ou quem poderá te emprestar uma xícara de açúcar.
Construir uma convivência saudável com os vizinhos é uma maneira de fazer amigos e contar com apoio sempre que for preciso. A boa relação também evita problemas como fofocas e outras situações ruins. O respeito mútuo é o melhor caminho, pensando nisso separamos algumas dicas que podem te ajudar.
Apresente-se
Caso seja a sua primeira casa no local ou se algum novo vizinho acabou de se mudar, apresente-se de forma simples e coloque-se à disposição para ajudar. Se achar conveniente, convide-o para um café, assim poderão criar um vínculo de respeito e amizade.
Respeite as regras de convivência
Nada melhor do que manter a paz no ambiente e para isso, as regras de convivência são essenciais. Respeitá-las é uma excelente maneira de proporcionar um bom relacionamento com os vizinhos, como:
· Não estacionar na vaga de garagem de outro morador;
· Descartar o lixo em locais e horários corretos;
· Evitar mudanças e obras fora dos horários autorizados;
· Respeitar os horários de festa estipulados pelo condomínio;
· Respeitar o volume autorizado de aparelhos de som e televisores;
Participe das reuniões
Todo condomínio tem reuniões ou assembleias, é essencial que todos participem, mostrando interesse pelos problemas e soluções da vida em comunidade. Além disso, é uma ótima oportunidade para conhecer outros vizinhos, opinar e discutir o aperfeiçoamento das regras.
Elas servem também para resolver conflitos com a ajuda de todos, evitando os famosos bilhetes nos elevadores e corredores que podem constranger os moradores.
Gostou? E a sua convivência com os vizinhos, como é? Continue acompanhando nossos artigos e não deixe de conhecer nossos empreendimentos.