Minimalismo x Maximalismo
Você sabe o que é o minimalismo? E o maximalismo? Já pensou em usar essas tendências em sua residência? Ambos os estilos são tendências do mercado de decoração. Veja só:
18/02/2022
Minimalismo
Basicamente, o menos é mais quando se trata de minimalismo, quanto menos decoração, móveis e objetos, melhor é. Para quem opta por esse estilo, entende que a vida e a decoração têm que ser práticas e sem exageros. Portanto, os ambientes mais abertos e arejados são as escolhas de minimalistas.
Maximalismo
Já, no maximalismo, o contrário se faz presente: quanto mais, melhor. Os ambientes, móveis e objetos são coloridos e quase faltam espaços para incluir mais coisas. Para os adeptos desse estilo, tornar o ambiente aconchegante é a meta.
Características
O minimalista opta por espaços livres, sem cortinas e tapetes grandes tampando os espaços, são poucos móveis e objetos pela sala, quarto ou cozinha, apenas o básico, as cores são neutras e os designs são mais simples.
Já, o maximalista gosta de apostar em paredes cheias, com cortinas e tapetes largos, móveis antigos e robustos, cores vibrantes com mistura em estampas e texturas, além de preencher todo o espaço do ambiente.
Vantagens
As vantagens da decoração minimalista é a facilidade na limpeza, afinal, ambientes com poucos móveis e objetos facilita na faxina. Além disso, pode ser uma boa aposta para quem quer diminuir os gastos com luz, fazendo com que o estilo favoreça a iluminação dos ambientes durante o dia.
Já, em decorações maximalistas, uma das vantagens é utilizar móveis e objetos antigos, bastando apenas uma limpeza ou pintura para reaproveitá-lo e adaptá-lo. Além disso, é possível usar e abusar de um estilo alternativo em que há misturas nas decorações.
Minimalismo aconchegante
Hoje, há um novo estilo que mescla o minimalismo com o maximalismo chamado: minimalismo aconchegante. Neste estilo, as decorações podem ser o equilíbrio perfeito entre esses dois estilos. O conceito de menos móveis e objetos é utilizado, porém com cores, sobreposições e texturas do maximalismo, combinando em perfeita harmonia.